Para estimular produção, Camex reduz impostos de máquinas e equipamentos | Zanquetta Vitorino Advogados Associados

Notícias

09/05/2016 17h21

Para estimular produção, Camex reduz impostos de máquinas e equipamentos

Diário Oficial da União publicou hoje (22) resoluções da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que reduzem o custo para aquisição no exterior de 275 máquinas e equipamentos industriais, sem fabricação no Brasil.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, serão beneficiadas indústrias que vão ampliar a produção ou construir novas unidades, com investimentos totais que passam de US$ 791 milhões. O Imposto de Importação para 251 bens de capital – máquinas e equipamentos para produção – cai de 14% para 2%. Para 24 bens de informática, a tarifa de importação foi reduzida de 16% para 2%.

De acordo com as informações fornecidas pelas empresas que solicitaram o regime ex-tarifário, destacou o ministério, as importações de equipamentos serão feitas, principalmente da Alemanha, da Finlândia, da Itália, dos Estados Unidos, da Coreia do Sul, da Holanda, da China, da Áustria e do Japão.

O regime de ex-tarifário reduz temporariamente a alíquota do Imposto de Importação de bens de capital e de informática e telecomunicação quando não houver a produção nacional equivalente. Segundo o ministério, além de viabilizar o aumento de investimentos, o regime incentiva a inovação por parte de empresas de diferentes segmentos da economia, com a incorporação de novas tecnologias inexistentes no Brasil, com reflexos na produtividade e competitividade das indústrias nacionais.

Edição: Talita Cavalcante

Fonte: Para estimular produção, Camex reduz impostos de máquinas e equipamentos | Agência Brasil

MAIS NOTÍCIAS

Ir para o programa PAEBT

Juros a 12%, multa a 2%, anatocismo, comissão de permanência

São formalizações de requisições de pagamento de determinada quantia, superior a 60 salários mínimos por beneficiário, devida pela Fazenda Pública.

Jurisprudencia

Jurisprudência (do Latim: iuris prudentia) é um termo jurídico que significa conjunto das decisões e interpretações das leis.

Downloads

Webmail

Zanquetta Vitorino Advogados Associados - Todos direitos reservados - 2009 - 2024

Desenvolvido por Guia Goioere