Wagner Canhedo, ex-dono da Vasp, é preso em Brasília | Zanquetta Vitorino Advogados Associados

Notícias

02/09/2013 14h02

Wagner Canhedo, ex-dono da Vasp, é preso em Brasília

O empresário Wagner Canhedo Azevedo, ex-dono da Vasp, foi preso por volta das 6h30 deste sábado (31) em Brasília, em cumprimento a um mandado expedido pela 2ª Vara Criminal de Florianópolis, em Santa Catarina, por sonegação fiscal. De acordo com o adjunto da Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual, Sérgio Moraes, ele se mostrou surpreso com a detenção e informou que a medida teria relação com a companhia aérea. Após passar por exames no Instituto Médico Legal, o empresário disse à imprensa não “reconhecer” a dívida.

  •  
Não reconhecemos essa dívida porque temos crédito para receber de ICMS em todos os estados do Brasil inteiro, todas as companhias aéreas têm ICMS para receber"
Wagner Canhedo, de 77 anos, ex-dono da Vasp

"Não conhecemos o processo, é de Florianópolis, Santa Catarina, dívida de ICMS da Vasp e nós estamos atrás de ver que processo é esse, da maneira que foi feito. Por isso estou tomando providências cabíveis. Não reconhecemos essa dívida porque temos crédito para receber de ICMS em todos os estados do Brasil inteiro, todas as companhias aéreas têm ICMS para receber", afirmou Canhedo.

Delegado Sérgio Moraes dá entrevista sobre a
prisão do empresário Wagner Canhedo
(Foto: Raquel Morais/G1)

O empresário, que tem 77 anos e não possui ensino superior, foi encaminhado para a carceragem do Departamento de Polícia Especializada. A sentença que culminou com a prisão de Canhedo transitou em julgado em novembro de 2012. Ele foi condenado a 4 anos e 5 meses de prisão no regime semiaberto, quando pode trabalhar durante o dia e deve voltar para a prisão à noite. Ele deve ser transferido para o Centro de Progressão Penitenciária, no SAI, e cumprir pena em cela comum.

"Provavelmente ele vai ficar em uma cela menos cheia, com gente da idade dele. Temos que levar em consideração que é uma pessoa de 77 anos", disse o delegado Sérgio Moraes.

Os dois filhos de Canhedo acompanharam os procedimentos do pai no departamento. O empresário foi preso quando saía de casa, no Lago Sul, para pagar os funcionários de uma fazenda em Goiás. A polícia informou que ele não ofereceu resistência.

Atualmente a família de Canhedo controla empresas de ônibus, entre elas uma das maiores que fazem o transporte público coletivo em Brasília.

O empresário tem sido alvo na Justiça de processos envolvendo dívidas da Vasp. A companhia teve falência decretada em setembro de 2008. Estimativas apontam que a dívida da Vasp oscila entre R$ 3,5 bilhões e R$ 5 bilhões. Os passivos trabalhistas somam 1,5 bilhão e se referem a dívidas trabalhistas envolvendo pilotos, comissários de bordo, atendentes, entre outros, que não receberam valores devidos pela companhia.

FONTE: G1 - DF

MAIS NOTÍCIAS

Ir para o programa PAEBT

Juros a 12%, multa a 2%, anatocismo, comissão de permanência

São formalizações de requisições de pagamento de determinada quantia, superior a 60 salários mínimos por beneficiário, devida pela Fazenda Pública.

Jurisprudencia

Jurisprudência (do Latim: iuris prudentia) é um termo jurídico que significa conjunto das decisões e interpretações das leis.

Downloads

Webmail

Zanquetta Vitorino Advogados Associados - Todos direitos reservados - 2009 - 2024

Desenvolvido por Guia Goioere